Gilberto Pessoa Artigos Militares


Endereço:

Rua Capitão Serafim de Barros, Nº 1634

Cidade:

Jataí

Telefone:

(64) 99612-1469

CONHEÇA A HISTÓRIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

O Exército Brasileiro tem uma participação decisiva na proteção e defesa do país. Conheça a seguir a história do Exército Brasileiro e algumas de suas maiores atuações ao longo de sua história.

A BATALHA DOS GUARARAPES

Tradicionalmente, o dia 19 de abril de 1648 é reconhecido como a data simbólica da constituição das 3 forças armadas nacionais: Exército, Marinha e Aeronáutica. Essa data corresponde ao período da Batalha dos Guararapes, na qual luso-brasileiros lutaram contra a ocupação holandesa no nordeste do Brasil. Além da vitória militar, a Batalha também teve um valor social, pois pela primeira vez índios, brasileiros, portugueses e escravos lutaram lado a lado pela soberania brasileira. A importância desse evento histórico fez com que o Dia do Exército seja comemorado em 19 de abril.

O EXÉRCITO E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Depois da Batalha dos Guararapes, outro acontecimento importante para a consolidação do Exército Brasileiro ocorreu durante o processo de independência do país, em 1822. Isso porque o processo de separação do Brasil de Portugal encontrou resistência em algumas províncias, como Pará, Maranhão, Bahia e Cisplatina e houve a necessidade de uma atuação prática do Exército. Uma personagem de destaque desse período é a baiana Maria Quitéria, que se disfarçou de homem atuando corajosamente no campo de batalha.

GUERRA CISPLATINA

Em 1825, pouco tempo após a independência do Brasil, o Exército foi convocado para atuar na Guerra Cisplatina, conflito armado entre o Império Brasileiro e as Províncias Unidas do Rio da Prata, que acabou culminando com a independência do Uruguai. O resultado desse embate fez com que o Brasil decidisse adotar uma política de não-intervenção nas questões dos países vizinhos. A decisão só é anulada quando a política expansionista dos ditadores da Argentina Juan Manuel de Rosas e do Uruguai Manuel Oribe, ameaçam a soberania da região.

GUERRA DO PARAGUAI

A mais importante experiência internacional do Exército Brasileiro ocorreu entre 1864 e 1870, na Guerra do Paraguai, o maior conflito armado ocorrido na América do Sul e que envolveu, além do Brasil e Paraguai a Argentina e o Uruguai. O conflito foi bastante importante para a consolidação e reorganização do Exército Brasileiro, graças à participação atuante do Duque de Caxias, Luís Alves de Lima e Silva, que desde então é considerado o patrono do Exército Brasileiro.

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Depois da Guerra do Paraguai, o exército se envolveu em um conflito internacional apenas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando o Brasil enviou a Força Expedicionária Brasileira, a FEB. O Exército e a Força Aérea tiveram uma participação muito importante ao lado dos Aliados para a tomada da Itália Fascista.

O EXÉRCITO BRASILEIRO NA ATUALIDADE

Atualmente o Exército brasileiro tem o maior efetivo da América do Sul, com aproximadamente 235 mil soldados, com seus equipamentos divididos em Armas (Artilharia, Engenharia, Cavalaria e Comunicações), Quadros (Engenheiros Militares, Oficiais e Material Bélico) e Serviços (Assistência Religiosa, Intendência e Saúde).

Em tempos de paz, a missão do Exercito Brasileiro é de defesa do território e a soberania do país, garantindo a manutenção da Lei e da Ordem, e socorrendo a população em caso de calamidades públicas.

O Exército também tem atuação internacional. Desde 1980 ele tem atuado em missões de paz, como a que realiza no Haiti desde 2004, na reorganização do país após conflitos políticos.

E então, qual dessas informações sobre o nosso Exército você ainda não conhecia? Deixe um comentário!

Compre artigos militares, para camping, marcadores com excelente qualidade e ótimos preços. Coldres, Tonfas, Bastões, Coletes, Bonés, Camisetas e muito mais.