• Publicado em

    Aumento de vagas de vereadores em Jataí é impedida por juiz

    No pedido, o número de vagas passaria de dez para 17.

    O juiz Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro, da comarca de Jataí, indeferiu o pedido de sete suplentes de vereador da Câmara Municipal de aumentar o número de vagas para vereadores.

    Desta forma, os suplentes poderiam ser empossados imediatamente como titulares.

    No pedido, o número de vagas passaria de dez para 17.

    O juiz não aceitou o argumento de que o dispositivo constitucional estabelece número máximo de vereadores, o que dá a entender que seria possível fixar um número maior do que o atual, desde que fosse menor que o estipulado por lei.

    juiz Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro

    Para Thiago Castelliano, o número de vereadores é proporcional à população do município, apesar de ter um limite máximo. O juiz também explicou o caso utilizados pelos autores da ação, de Mira Estrela, em São Paulo, que possui população de 2.636 habitantes. À época, foi promulgada lei que fixou em 11 o número de vereadores.

    No entanto, para o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), o número correto de vereadores para Mira Estrela deveria ser nove e sem possibilidade de escolha pelo poder Legislativo. Após o caso, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, em 6 de junho de 2002, que deveria ser aplicada de forma rígida o número de vereadores e retirada a autonomia do poder Legislativo municipal.

    “Os autores partiram da equivocada premissa de aplicação deste precedente ao presente caso, sem se atentar que o julgamento do caso Mira Estrela ocorreu antes da Emenda Constitucional nº 58/09. O precedente do STF está superado. Os autores pretendem conferir a interpretação do STF no contexto da redação original da Constituição Federal, mas, ao que parece, não se atentaram ao fato de que em 2009 foi promulgada a Emenda Constitucional nº 58, que alterou a redação do artigo 29, inciso IV”, ressaltou o magistrado.

    Segundo o juiz Thiago, cabe à Câmara de Vereadores de Jataí fixar o número de vereadores, “observando-se apenas os limites máximos descritos no inciso IV, do artigo 29, da Constituição Federal”, afirmou.

    Assista a matéria;

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.