• Publicado em

    Bolsas de estudo no exterior são ofertadas através de concurso cultural

    A iniciativa é promovida pela Federação Brasileira de Bancos

    Através do concurso cultural “Quem poupa sonha”, promovido pela Federação Brasileira de Bancos – Febraban, jovens de todo país poderão concorrer a bolsas de estudo para curso de inglês no exterior. A ação educacional faz parte da programação da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) que ocorrerá entre os dias 20 e 26 de maio em todo o país. Poderão concorrer ao intercâmbio jovens de 18 a 24 anos.

    Serão ofertadas 5 bolsas, uma para cada região do país, no valor de R$ 20 mil cada. Para participar, os interessados devem acessar o site www.quemsonhapoupa.com.br e responder a um questionário de 20 questões, com respostas múltiplas. No próprio site os candidatos terão acesso ao material didático com conteúdo diversificado sobre educação financeira, como matérias, vídeos, um e-book sobre o assunto e o “simulador de sonhos”, no qual o usuário descobrirá em quanto tempo vai acumular o dinheiro necessário para concretizar seus planos.

    Leia também: Habilidades que um futuro administrador deve ter; confira 

    No dia 27 de maio será divulgado um ranking com os 50 mais bem colocados, divididos em grupos de 10 pessoas por região do Brasil. O resultado levará em conta o maior número de respostas corretas no menor tempo.  Os selecionados deverão realizar a próxima etapa e última do concurso enviando, até 31 de maio, um vídeo inédito com depoimento pessoal, de até dois minutos, onde relatarão o aprendizado com a ação educacional e como pretendem praticar os conhecimentos adquiridos. O resultado final será divulgado no dia 1º de julho. Os cinco contemplados terão 18 meses para agendar a viagem e o curso de um mês, que deverá ser feito em países de língua inglesa.

    Quem já tornou realidade o sonho de estudar em outros países, mesmo que por pouco tempo, afirma que é muito intenso cada segundo em terras estrangeiras. A jornalista Vanessa Casaes viveu uma temporada de três meses inesquecíveis em Londres (Inglaterra) com o objetivo de aperfeiçoar o idioma. “Falo sempre para quem têm condições de bancar esse investimento: vale muito a pena. Além do aprendizado na escola, toda comunicação é feita na outra língua. Para conhecer alguém precisa falar inglês, se for ao supermercado… O idioma é exigido todo tempo. Então, não tem para onde correr”.

    Leia também: Cursos gratuitos: 7 plataformas ofertam aprendizado online de Libras

    Além de aprender o inglês de forma mais efetiva, embarcar para outo país proporciona oportunidade de conhecer e vivenciar outras culturas. “O aprendizado não é só de uma outra língua, mas se adaptar a uma cultura totalmente diferente. É ir no mercado e você mesmo passar seus produtos, apostando na sua honestidade. Pisar na faixa de pedestre e perceber que os carros param imediatamente e respeitam os pedestres. São inúmeros fatores. É uma experiência que realmente vale a pena”, ressalta a jornalista.

    Assista ao Jornal das 11;

     Agência Educa Mais Brasil
    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.