• Publicado em

    Fies 2019: inscrições para o segundo semestre terminam hoje

    Não selecionados a juros zero automaticamente entram para a lista de espera

    Interessados em ingressar no ensino superior têm até hoje para se inscreveram Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019. Umas das exigências para participar do processo seletivo que reserva vagas para o segundo semestre desse ano é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter obtido notas mínimas de 450 pontos nas questões objetivas, além de não ter zerado a redação.

    Os participantes precisam se enquadrar em critérios mínimos de renda, que definirão qual o perfil de financiamento é permitida a candidatura. No caso das vagas ofertadas a juros zero, por meio do Governo Federal, é preciso ter renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos. No caso dos participantes que tenham renda de até 05 salários mínimos, é permitida apenas a participação no Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

    Leia também: Empreendedorismo: jovens universitários desenvolvem seus próprios negócios

    O resultado será anunciado em 09 de julho. Somente a modalidade Fies apresenta a possibilidade de inscrição na lista de espera para o preenchimento das vagas não ocupadas no período regular. As convocações destes candidatos acontecerão entre 15 e 23 de julho.

    Simulador de nota de corte

    Enquanto as inscrições ainda estão abertas – e portanto o resultado não pode ser disponibilizado – existem programas que permitem saber a nota mínima necessária para ser selecionado nas edições passadas. Também há a possibilidade de fazer consultas online que dispensam o download de softwares. Consulte aqui o simulador de nota de corte do Fies na internet. É importante destacar que o recurso serve apenas de parâmetro e não corresponde ao processo seletivo real realizado pelo MEC.

    De acordo com o MEC, foram ofertadas 100 mil vagas no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil 2019. No segundo semestre, houve a oferta de 46.600 vagas a juros zero em 1.756 instituições de ensino privadas de todo país.

    Outras oportunidades

    Para os que não forem contemplados nas chamadas do Fies e do P-Fies, ainda há a possibilidade de começar o ensino superior em 2019 por meio da contratação de bolsas de estudo. O Educa Mais Brasil atua há mais de 15 anos no mercado e oferece descontos de até 70% na mensalidade da graduação, em cursos que integram diversas áreas de conhecimento. Saiba mais em http://www.educamaisbrasil.com.br.

     Assista ao Jornal Das 11;

    Agência Educa Mais Brasil
    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.