• Publicado em

    Isenção no Enem 2019: candidatos podem conferir hoje a lista de contemplados

    Prazo para recurso será entre 22 e 26 e abril

    Estudantes contemplados com a isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 podem conferir o resultado por meio do CPF e da senha cadastrada no sistema, a partir de hoje (17), quando a lista será divulgada. Nesta edição, foram cerca de 3,6 milhões de pedidos recebidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    Todos os concluintes do ensino médio em escolas públicas puderam solicitar a isenção. Já na rede privada, é preciso ter sido bolsista integral, estar enquadrado nos critérios de renda e estar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). “A isenção é solicitada se você não está em condições de pagar a taxa de inscrição. Cursei parte do meu ensino médio em escola pública e acredito que vou conseguir [o benefício]”, afirma a estudante Greycy Anne Ribeiro dos Santos, de 17 anos, que fez a solicitação já nos primeiros dias.

    Leia também: Dia Mundial da Voz: saiba como manter a saúde vocal 

    A estudante irá participar do Enem e mantém o foco no objetivo final: ser aprovada no curso de Direito. “Escolhi o curso porque trabalha com o questionamento, busca lidar com a verdade com um nível muito alto de discussão e tem que ter embasamento para falar sobre os temas. É isso que eu gosto”, destaca.

    Com as datas das provas do Enem já marcadas para o dia 03 e 11 de novembro, Greycy Anne conta como tem se preparado para ter um bom desempenho no exame. Ela estuda em casa parte do dia e também faz curso preparatório para o Enem no cursinho Os Aprovados, instituição parceira do Educa Mais Brasil na oferta de bolsa de estudo. “Os alunos têm buscado a nossa instituição de ensino querendo se qualificar melhor para a prova do Enem. Infelizmente, nem sempre as escolas atingem o objetivo de preparar o aluno para as universidades, então o curso preparatório visa reforçar o aprendizado”, sinaliza a supervisão Pedagógica da instituição de ensino.

    Para os estudantes que querem recorrer aos recursos da isenção do Enem 2019 poderão fazer isso entre 22 e 26 de abril, tanto para retificar o pedido de isenção quanto da justificativa. Este será o último momento reservado para a solicitação do benefício, não sendo possível realizá-lo posteriormente. Estudantes que não forem contemplados com a isenção terão que desembolsar R$ 85 para pagamento da taxa de participação no exame.  Todos os contemplados também precisarão se inscrever entre 06 e 17 de maio na atual edição do Enem.

    Assista ao Jornal Das 11;

    Agência Educa Mais Brasil
    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.