• Publicado em

    Mercado em ascensão: Jolie Doces se destaca no ramo de confeitaria brasileira

    Empresa faz parte do ranking deste que é um dos negócios que mais crescem no país de acordo com o ITPC

    O mercado de cursos de confeitaria e vendas de bolos e doces vem crescendo cada vez mais no Brasil. Prova disso, é que de 2016 para cá, o setor cresceu 40% de acordo com dados do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), movimentando apenas no ano passado, mais de R$ 90 bilhões. Em detrimento deste grande avanço, o Brasil tem hoje 63 mil negócios neste ramo sendo bem representados por profissionais de gabarito, como é o caso de Débora Tirabasso, cake designer e empresária.

    Com formação em Engenharia Química, ela que também se formou logo depois em Gastronomia, viu na confeitaria uma paixão e um mercado muito promissor. Atualmente ela vem se destacando com a empresa “Jolie Doces (www.joliedoces.com.br)” ofertando uma cartela de bolos e doces para os clientes e também, cursos para quem deseja se profissionalizar na área.

    Em um bate papo descontraído, Débora Tirabasso ela fala um pouco sobre sua entrada na área e também sobre os cursos que ministra. De acordo com ela, em breve oferecerá também cursos on-line. Confiram.

     

    • Débora Tirabasso, por que a confeitaria? Conte sua história resumidamente para os leitores.

    Formei aos 22 anos em Engenharia Química e, trabalhando na área de projetos por três anos, não me senti realizada e decidi estudar Gastronomia, que eu já amava desde criança. Assim que me graduei, viajei alguns meses para um estágio na Espanha em um restaurante estrelado no Guia Michelin e sempre caía na parte de sobremesas. Eu amava todas as áreas, então, para mim estava tudo ótimo! Mas foi assim que comecei a me interessar mais em confeitaria. Quando retornei, comecei a trabalhar com uma amiga produzindo doces e bolos para festas, mas não era nada decorado. Depois de um tempinho, queria melhorar e fiz cursos na área de confeitaria artística e me apaixonei! Montei meu ateliê há oito anos especializado em bolos e doces decorados e há alguns anos passei a dar cursos aqui.

     

    • Como funcionam os cursos que você oferece?

    Nós montamos algumas turmas pequenas dos cursos mais pedidos e também preparamos aulas particulares de acordo com a necessidade do aluno. Aulas de bolos decorados em pasta americana, cupcakes, bolos de vitrine, biscoitos decorados e até aulas teóricas de cálculos de custos e precificação.

     

    • Quais são os seus planos para o ano de 2019?

    Quero dedicar mais aos cursos. Vamos lançar em breve nosso curso online sempre focando para as confeiteiras iniciantes já aprenderem a ser também empresárias, além de ensinar a fazer bolos decorados. Ano que vem pretendo deixar os cursos mais completos ainda. Quero aliar meus conhecimentos de produção da engenharia e da minha experiência de 10 anos em confeitaria para ensinar como conseguir produzir em escala maior, mesmo trabalhando com produto artesanal.

    • Débora Tirabasso, qual é a frase que define seu trabalho?

    Delicado, minucioso e muito prático.

     

    • Para terminarmos, quais foram às principais tendências de bolos e temas de 2018?

    Esse foi o ano dos bolos mais leves, como Naked Cakes e com coberturas como Buttercream e Chantininho, com Dripping e aquela carinha de delicioso e despojado.

     

    Conheçam as Redes Sociais

    Ateliê: instagram @joliedoces / fan page @joliedocessp / www.joliedoces.com.br

    Dicas e cursos: instagram e fan page @deboratirabasso / www.deboratirabasso.com.br

     

    Confiram mais algumas fotos:

    - Jornalista & Editor de Belo Horizonte/MG do portal "Plantão JTI - Jornalismo Transparente e Interativo" desde o ano de 2017. Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista. _________________________________________________________________________________ Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora com rádios e portais falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Além disso, colabora com colunas na área Econômica com o tema de Economia Doméstica. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. "Minha paixão pela música me faz quase um pesquisador. Um amor que vem da adolescência" (Felipe de Jesus).

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.