• Publicado em

    Ministra da Agricultura participa da abertura da Tecnoshow Comigo em Rio Verde

    O gabinete do governo estadual também será instalado na feira a partir do dia 8 de abril. Nos cinco dias do evento, tanto governador Ronaldo Caiado quanto secretários de Estado e presidentes de autarquias e agências vão despachar diretamente da Tecnoshow, de acordo com cronograma pré-estabelecido
    A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, estará em Rio Verde (GO) no dia 8 de abril para participar da abertura da Tecnoshow Comigo 2019. A solenidade será realizada a partir das 9 horas, no auditório 1 do Centro Tecnológico Comigo (CTC). Ela será recepcionada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pelo presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Antonio Chavaglia, autoridades nacionais, estaduais e locais, produtores rurais, empresários e demais públicos. A 18ª edição da feira começa no dia 8 e ocorrerá até o dia 12 de abril, com previsão de superar os números de 2018, quando foram mais de R$ 2,5 bilhões em volume de negócios, público de 106 mil pessoas e participação de 580 expositores de diferentes segmentos.
    Leia também: Rio Verde: mulher sobrevive após ser baleada na cabeça em tentativa de assalto 
    De acordo com a ministra, a Tecnoshow Comigo é uma feira de tecnologia voltada para o agronegócio que é aguardada todos os anos pelo público, tanto por causa da organização quanto pelas novidades apresentadas a cada edição. “O cooperativismo, com seu papel por demais relevante na atividade, mostra sua força também quando está por trás de um evento dessa proporção, reunindo parceiros, estimulando novos negócios, inovando, trazendo mais tecnologia para o campo”, afirma.
    Capital do Estado
    Após a solenidade de abertura, o governador Ronaldo Caiado assinará o decreto que transfere a sede simbólica do Estado de Goiás para o município de Rio Verde, ocorrendo, então, a instalação do gabinete do governo na feira. De 8 a 12 de abril, tanto Caiado quanto secretários de Estado e presidentes de autarquias e agências vão cumprir agendas de reuniões, encontros e demais atividades na Tecnoshow Comigo, seguindo cronograma previamente estabelecido.

    Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto

    O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, participará de diferentes atividades durante a feira. Estão programadas reuniões com produtores rurais, para levantar demandas sobre o setor, especialmente da região Sudoeste do Estado, e com representantes de entidades ligadas à agropecuária para apresentação da Seapa e da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos. Recém-criada – lançamento oficial foi no dia 29 de março -, a câmara será formada por mais de 40 entidades do setor produtivo rural, que atuarão por meio de um grupo de trabalho com foco na elaboração conjunta de uma pauta positiva e propositiva do segmento, avaliação das principais diretrizes que norteiam o desenvolvimento agropecuário no Estado e no fortalecimento do setor em Goiás.

    Segundo Antônio Carlos, a Tecnoshow é mais uma forma de mostrar o protagonismo da agropecuária goiana no setor econômico do Estado e do Brasil. “É uma feira responsável por movimentar bilhões em negociações e por transformar a cidade de Rio Verde na capital do agro. Durante a semana de realização da feira, pessoas de diferentes localidades participam do evento, em um espaço especial que proporciona a oportunidade de aprendizagem, de difusão de tecnologias e inovações voltadas para o campo e de realização de grandes negócios. É o exemplo da importância do setor para a nossa economia e mostra que o agro é de todos”, enfatiza.
    Projeto de lei
    O projeto de lei nº 0746/19, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira, foi aprovado e define que Rio Verde se torne a capital do Estado no período de realização da Tecnoshow Comigo, isso durante todas as edições futuras da feira. Segundo Lissauer, o município – que é a principal base política dele – tem participação crucial no recente crescimento do agronegócio brasileiro. “Nossa cidade conta com uma grande estrutura agroindustrial e uma importante cooperativa agrícola, a Comigo. E homenagear a cidade durante a realização desse evento, que movimenta a economia e o turismo do nosso Estado, é ato merecido”, justifica.
    Tecnologia e conhecimento
    Considerada a grande feira de tecnologia rural do Centro-Oeste, a Tecnoshow Comigo é a oportunidade para a realização de grandes negociações e para conhecer inovações em tecnologias, pesquisas, conhecimento e serviços para pequenos, médios e grandes produtores, trabalhadores rurais, estudantes, profissionais do agro e demais públicos. Em um espaço de 60 hectares, o público poderá encontrar novidades em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos e resultados de pesquisas, assim como demonstrações e lançamentos de novas variedades de cultivares. As principais instituições financeiras do País também estão confirmadas na Tecnoshow Comigo e disponibilizarão linhas de crédito e financiamento voltadas ao produtor rural, facilitando negociações e movimentando ainda mais toda a cadeia.
    Segundo o presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia, há um otimismo em relação ao que deve ocorrer com a agropecuária neste e nos próximos anos. Por isso, afirma ele, a expectativa é positiva em relação à feira. “É uma oportunidade para o produtor rural ter contato direto com as melhores tecnologias disponíveis no mercado, assim como se informar através de palestras e dinâmicas”, ressalta.
    Conhecimento
    A Comigo definiu uma extensa e diversa programação de palestras para o público que visitará a feira nos cinco dias do evento. São temas que vão desde comercialização, questões técnicas, perspectivas de mercado para os segmentos agrícola e pecuário, otimização de produtividade, irrigação até uso de defensivos agrícolas. As mais de 100 palestras serão ministradas nos auditórios 1 e 2, além de outros espaços como Casa da Embrapa, UniRV, estande Faeg Senar, entre outras. São todas gratuitas.
    Novas tecnologias, informação, exposição de animais, dinâmicas e equipamentos que auxiliam no aumento de produtividade e opções de investimentos são atrações da área de pecuária na Tecnoshow Comigo. Serão novidades de raças de bovinos, equídeos, ovinos, peixes, entre outros. A previsão é que mais de mil animais estejam presentes no evento deste ano, sendo que a maioria estará disponível para comercialização. No caso das dinâmicas, temas como manejo racional de bovinos indicando técnicas que agregam maior desempenho na produção e, consequentemente, aumento de receita na atividade, além de técnicas para um melhor aproveitamento das forrageiras, avaliação de risco sanitário em confinamentos, saúde dos cascos e seu impacto na atividade leiteira farão parte da programação.
    NÚMEROS DA FEIRA
    • R$ 2,5 bilhões em negócios em 2018
    • 106 mil visitantes
    • 550 expositores
    • 3.000 máquinas e equipamentos
    • animais de excelente genética
    • 60 hectares de área
    • 100 palestras e dinâmicas
    • 11 pavilhões (animais e empresas)
    • 2 auditórios para apresentações (total de 800 pessoas)
    • 2 restaurantes e outras áreas de alimentação (cerca de 10 mil refeições diárias)
    • Estacionamento para oito mil veículos e ônibus
    • 40 mil m² de plots agrícolas
    • 250 demonstrações de 30 empresas
    • 200 pesquisadores e técnicos
    • Doação de 20 mil mudas de árvores nativas
    • Cerca de 2.200 empregos pré-evento e 5.500 empregos durante o evento
    • Presença de instituições de pesquisa científica
    • Presença de instituições financeiras e liberação de créditos
    Sobre a Tecnoshow Comigo
    Há 18 anos nasceu o conceito da feira de tecnologia rural, que logo passou a ser um referencial em todo o Centro-Oeste. A cada edição, a feira, hoje denominada Tecnoshow Comigo, não só apresenta experiências tecnológicas realizadas por diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas que auxiliam o produtor rural, mas reúne expositores de grandes segmentos do setor agropecuário, em uma área montada em 60 hectares com completa infraestrutura. Mais informações em www.tecnoshowcomigo.com.br.
    FICHA TÉCNICA
    18ª TECNOSHOW COMIGO
    Data: 08 a 12 de abril de 2019 (segunda a sexta-feira)
    Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) – Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
    Horário: 8 às 18 horas
    Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.
    Site: www.tecnoshowcomigo.com.br | Twitter e Instagram: @tecnoshowcomigo

    Assista ao Jornal Das 11;

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.