• Publicado em

    Nasa alerta para aproximação de asteroide na próxima semana

    Corpo celeste 2016 NF23 é maior do que as pirâmides do Egito e viaja a uma velocidade de 32,4 mil quilômetros por hora

    A  Nasa revelou que um asteroide “potencialmente perigoso”, maior do que as pirâmides do Egito, se aproximará da Terra no início da próxima semana. O corpo celeste, denominado 2016 NF23, se move a uma velocidade de 32,4 mil quilômetros por hora e mede entre 70 e 160 metros de largura.

    O objeto rochoso deve chegar ao ponto mais próximo do nosso planeta pouco depois das 22h (de Brasília) na terça-feira (28).

    Apesar do alerta, a agência espacial norte-americana garante que a distância que o asteroide passará da Terra é considerada segura: 4,9 milhões de quilômetros, o equivalente a 13 vezes a distância entre a Lua e o nosso planeta.

    Astrônomos da Nasa monitoram a aproximação de asteroides do planeta Terra frequentemente para garantir a nossa segurança e tempo de manobra, no caso de alguma aproximação indesejada.

    A destruição dos corpos rochosos indesejados pode ser feita com uma nave espacial desenvolvida especialmente para colidir contra o objeto ou até mesmo com armas nucleares.

    Um dos asteroides com maior potencial de atingir a Terra é chamado de 101955 Bennu. A chance do choque acontecer é de uma em 2,7 mil, com data prevista para 2135. Para prevenir um possível desastre, a Nasa lançou a sonda OSIRIS-REx, que coletará informações do asteroide.

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.