• Publicado em

    Nasa encontra monstro caranguejo em Marte

    É hora de chamar a Tenente Rippley. Será?

    Estava a Mars Curiosity Rover, sonda da Nasa dedicada à exploração do Planeta Vermelho, passeando pelas paisagens desérticas e tirando fotos (é, essencialmente, um robô-turista) e enviando para os cientistas analisarem.

    Eis que em uma das imagens divulgadas pela agência de exploração espacial americana, um pessoal mais observador encontrou uma figura que se parece muito com um caranguejo.

    Mais ainda: se parece muito com o facehuger, a criatura dos filmes da série “Alien” que pula nos rostos das pessoas para gerar os xenomorfos.

    Mas, claro, tudo não passa de uma espécie de ilusão gerada pelo que provavelmente é uma formação rochosa.

    O Metro, que divulgou a imagem, conversou com Sethe Shostak, astrônomo sênior e diretor do Centro de Pequisa Seti (Busca por Inteligência Extraterrestre, na sigla em inglês), que disse o seguinte:

    “As pessoas que me mandam elas [fotos do que acham que podem ser vida extraterrestre] estão, em geral, muito empolgadas, dizendo que elas parecem com algo que você não esperaria encontrar na superfície arenosa do Planeta Vermelho. É quase sempre algum tipo de animal, mas ocasionamente até mesmo objetos mais estranhos, como partes de um carro. Talvez eles pensem que há carros em Marte.”

    Na mesma conversa, Shostak disse que é um instinto básico entre os humanos encontrar padrões onde não existem. Há, como quase tudo neste mundo, até mesmo um nome para isso. O fenômeno é conhecido como pareidolia.

    Foto capturada pela NASA mostra suposto caranguejo em Marte

    2

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.