• Publicado em

    Seca prolongada gera prejuízo a produtores de soja em Jataí

    Produtores de Jataí acreditam que as perdas nas lavouras de soja, podem chegar a 20%.

    .

    soja2Em Jataí foram plantados aproximadamente 285 mil hectares de soja, em algumas propriedades as maquinas já estão no campo colhendo o grão, mas na maioria das fazendas os agricultores ainda continuam esperando que as lavouras se desenvolvam mais, a falta de chuva atrasou o cronograma oficial da safra. As plantas não cresceram como deveriam e a produtividade deve ficar abaixo do esperado.

    soja3Os efeitos das secas são possíveis perceber nas vagens que estão com menor preenchimento de grãos e com o avançar dos dias de falta de chuva esta ocorrendo muito abortamento das vagens de soja, aumentando assim o prejuízo para o produtor.

    soja4

    As perdas perto de 15% do total da produção do estado.

    A previsão inicial era de uma produtividade media de 59 sacas por hectares com a estiagem no mês de dezembro e Janeiro a estimativa caiu para 50 sacas por hectares. A federação de agricultura de Goiás anunciou que até o momento as perdas nas lavouras de soja, já estão perto de 15% do total da produção do estado, aproximadamente 1,4 milhão de toneladas, até o fim da colheita se confirmado todas estas perdas o prejuízo financeiro na economia de Goiás pode ser de mais 1,2 Bilhão de Reais.

    E agora por mais que chova além do esperado nos próximos dias os prejuízos já são quase que irreversíveis.

    Com informações TV Anhanguera
    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.