• Publicado em

    Teste vocacional pode ajudar a decidir qual caminho seguir na carreira profissional

    Ferramenta é encontrada gratuitamente na internet; confira.

    Escolher qual graduação seguir não é algo fácil para muitos estudantes. Nem sempre a carreira dos sonhos dos pais pode ser a desejada pelos filhos como, também, a questão financeira é algo que fala mais alto. Para alguns, se sentir realizado na profissão que ama já é suficiente, mas como escolher o curso ideal?

    O estudante de Relações Públicas Aldo Nonato Borges Junior, por exemplo, sentiu na pele a angústia da escolha do caminho profissional a seguir.  As opções foram variadas e de áreas distintas: Direito, Administração, Gestão Financeira, Técnico de Enfermagem.  No final, optou por Relações Públicas e está realizado.

    “Fiz dois semestres de Enfermagem, cinco semestres de Direito e, depois de cinco anos afastado das salas de aula, iniciei o curso de Relações Públicas. Estou muito feliz, como nunca estive na vida”, comemora o estudante que está prestes a conquistar o diploma.

    Além de realizar pesquisas e conversar com gente da área para entender como funciona na prática o curso, uma das opções para conhecer como as suas particularidades se encaixam em determinadas graduações é através dos testes vocacionais.

    O teste vocacional é um instrumento que identifica a compatibilidade da pessoa com as áreas existentes no mercado de trabalho e o seu perfil motivacional. Dessa forma, há mais chances de realização profissional evitando conflitos que contribuem para mudança de curso ou abandono de carreira.  O Educa Mais Brasil conta com essa ferramenta gratuita em seu site. O teste leva em consideração diversos fatores, como objetivos profissionais e realizações pessoais.

    Confira outras dicas simples que podem te ajudar na hora de escolher a carreira ideal:

    1 – Conheça bem suas áreas de interesse

    Além do autoconhecimento, é fundamental conhecer a sua realidade pessoal e do mundo, assim como saber mais sobre as profissões que são do seu interesse. Conhecer bem a si mesmo te ajuda a escolher com mais tranquilidade a profissão. Por isso, faça uma lista de seus principais interesses, talentos e pontos que precisa melhorar.

    2 – Busque Orientação Vocacional

    A orientação vocacional pode contribuir na escolha do futuro profissional. Esse processo envolve entrevistas, dinâmicas de grupos e alguns testes psicológicos, como de personalidade, atenção concentrada, raciocínios e de habilidades e interesses profissionais. Os resultados dos testes traçam, adequadamente, um perfil profissional e, a partir daí, são indicadas as carreiras que se encaixam no perfil profissional do aluno. Mas é importante destacar que, apesar dos resultados, a escolha é sempre pessoal.

    3 – Encare sua escolha como ponto de partida

    Tenha em mente que a escolha da profissão não irá determinar definitivamente sua trajetória. É possível descobrir, ao longo da vida, novos gostos e aptidões. O importante é compreender que a sua escolha deve levar em conta os seus interesses pessoais, sem deixar de pensar no retorno daquela profissão, tanto financeiro, quanto de satisfação pessoal e profissional.

    4 – Saiba que o vestibular não é o fim do mundo

    O vestibular é um dos momentos mais importantes da vida, pois simboliza o início de uma nova fase para o estudante. Natural que este momento decisivo cause medo e ansiedade. O melhor que você pode fazer é estudar e se preparar bem para as provas de seleção. Não esqueça de cultivar momentos de descanso e lazer e com amigos e familiares.

     

    Fonte: Agência Educa Mais Brasil
    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.