• Publicado em

    Tite tenta encontrar ponto de equilíbrio no meio-campo contra Camarões

    Ele não revelou a formação que pretende colocar em campo, mas sinalizou mudanças no setor defensivo e a permanência de Neymar e Firmino entre os titulares

    Em seu sexto amistoso no comando da seleção no período pós-Copa, o técnico Tite tenta encontrar o ponto de equilíbrio do meio de campo da equipe no duelo contra Camarões, marcado para esta terça-feira (20), às 17h30, no Stadium MK, em Milton Keynes, a cerca de 87 quilômetros de Londres.

    Leia também: Arnaldo Cézar Coelho se aposenta da TV logo após jogo do Brasil

    Ele não revelou a formação que pretende colocar em campo, mas sinalizou mudanças no setor defensivo e a permanência de Neymar e Firmino entre os titulares.

    No meio de campo, porém, não deu pistas da escalação.

    Um dos motivos é encontrar o substituto para Casemiro, cortado dos amistosos de novembro em razão de uma lesão no tornozelo direito.

    O treinador deu oportunidades para o volante Walace, 23, do Hannover, que atuou durante o segundo tempo da vitória contra a Arábia Saudita, no mês passado, e foi titular diante do Uruguai na última sexta (16), quando teve desempenho apenas razoável.

    Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, o jogador já havia jogado sob o comando de Tite em janeiro de 2017. Na oportunidade, a seleção fez um amistoso diante da Colômbia apenas com atletas que atuavam no país. Ele ainda não havia sido negociado pelo Grêmio com o Hamburgo, o que aconteceu dias depois. Ficou menos de 18 meses e atuou em 30 jogos.

    Sem espaço, se transferiu para o Hannover em junho e virou titular. Assim, foi chamado outra vez para a seleção.

    Outro candidato para substituir Casemiro é Arthur, 22, que não desempenha a mesma função no Barcelona. Na equipe espanhola, o jogador atua um pouco mais avançado, posição que também exerceu até agora com Tite.

    Se Arthur for recuado, Allan, 27, do Napoli, atuaria como segundo volante. Contra o Uruguai, ele substituiu Renato Augusto e deu uma nova dinâmica para o time.

    “O desempenho dentro do jogo vai oscilar, porque a base não está toda montada,algumas peças do meio têm feito falta, o Coutinho, o Paquetá, que são jogadores que a gente sente mais na criação e na chegada à frente”, disse Tite na véspera do amistoso.

    Sobre os objetivos para o jogo, ele explicou: “Encontrar um melhor espaço para o Arthur, se é primeiro ou segundo volante de articulação. Não mexer no sistema, senão fica uma salada de fruta. Encontrar esse ponto de equilíbrio tem sido desafiador para a gente”.

    Até a Copa do Mundo, o substituto natural de Casemiro era Fernandinho, mas ele perdeu espaço após a atuação contra a Bélgica, quando o Brasil foi eliminado nas quartas de final. Na oportunidade, marcou um gol contra e não conseguiu impedir a arrancada de Lukaku, que originou o segundo gol dos belgas, marcado por De Bruyne.

    Tite adiantou que dará nova chance para o atleta do City, no entanto, não sabe se poderá contar o volante na próxima Copa em razão da idade -ele tem 33 anos e estará com 37 no Mundial do Qatar.

    “Ele vai retornar. Não sei se para a Copa do Mundo, pela idade, mas a curto prazo, sim. Pela qualidade técnica, pelo nível que está jogando e pela qualidade moral que tem. Não vai ser um acidente de percurso que vai alijá-lo”, disse Tite recentemente.

    Fernandinho é um dos quatro nomes que disputaram a Copa e ainda não foram chamados pelo treinador. Os outros são Cássio, Geromel e Taison. Fagner e Marcelo foram chamados, mas não jogaram por causa de lesões.

    Desde julho de 2016, Tite convocou para a função de primeiro volante Casemiro, Fernandinho, Rafael Carioca, Walace e os zagueiros David Luiz e Rodrigo Caio. Desses, apenas David Luiz, em amistoso contra a Austrália, e Walace foram utilizados, além de Casemiro e Fernandinho.

    Se no meio de campo Tite não confirma a equipe, em outros setores ele adiantou a formação. No gol, Ederson ficará com a vaga de Alisson. A dupla de zaga também será diferente. Pablo entra no lugar de Miranda e formará dupla com Marquinhos. Na lateral esquerda, Alex Sandro substitui Felipe Luís.

    Firmino e Neymar estão assegurados no setor ofensivo. Richarlison e Willian podem aparecer no lugar de Douglas Costa. Já Gabriel Jesus deve ficar como opção novamente.

    “O Firmino está entrando na equipe, é desumano e incorreto não dar continuidade. Tem que manter a coerência para iniciar”, disse Tite.BRASIL

    Ederson; Danilo (Fabinho), Marquinhos, Pablo, Alex Sandro; Arthur, Walace (Rafinha), Allan; Richarlison (Willian), Roberto Firmino, Neymar. T.: TiteCAMARÕES

    Onana; Collins Fai, Onguéné, Ngadeu Ngadjui, Bong; Kunde, Anguissa, Mandjeck; Bassogog, Choupo-Moting, Ekambi. T.: Clarence SeedorfEstádio: MK Stadium, em Milton Keynes (Reino Unido)

    Horário: 17h30 desta terça

    CALENDÁRIO DA SELEÇÃO NO PÓS-COPA:

    8.set vitória sobre os EUA por 2 a 0

    12.set vitória sobre El Salvador por 5 a 0

    12.out vitória sobre a Arábia Saudita por 2 a 0

    16.out vitória sobre a Argentina por 1 a 0

    20.nov amistoso contra Camarões

    Março.2019 dois amistosos, sem adversários definidos

    Junho.2019 dois amistosos, sem adversários definidos

    Copa América torneio será realizado no Brasil de 14.jun a 7.jul

    Com informações da Folhapress.

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.