• Publicado em

    Variante de Manaus é encontrada em 17 municípios de Goiás

    Linhagem do Reino Unido também foi identificada em Anápolis, Goiânia e Luziânia.  

    De acordo matéria do Portal Mais Goiás, a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde, declarou que identificou a variante do coronavírus de Manaus em 17 cidades de Goiás. São elas: Abadia de Goiás, Anápolis,  Águas Lindas, Araguapaz, Bom Jardim de Goiás, Catalão, Damolândia, Davinópolis, Faina, Goiânia, Jussara, Monte Alegre de Goiás, Montes Claros de Goiás, Mundo Novo, Santa Fé de Goiás, São Luís De Montes Belos e Turvânia.

    A linhagem do Reino Unido também foi identificada em três municípios goianos: Anápolis, Goiânia e Luziânia. Ainda foram encontradas outras variantes do coronavírus em Ceres, Goiânia, Formosa, Cristalina, Rio Verde e Valparaíso de Goiás.

    A SES-GO alerta que estudos dos primeiros casos dessas novas variantes mostram que os principais sintomas apresentados são: cefaleia, anosmia (perda do olfato), ageusia (perda do paladar), tosse e cansaço. A pasta esclarece que as pessoas contaminadas por essas diferentes linhagens não relataram históricos de viagens ou contato com pessoas que tenham viajado para localidades específicas em que há circulação de novas variantes.

    O estudo de sequenciamento genômico por amostragem está sendo feito em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg);  e pelos laboratórios de referência nacional Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

    Repórter Mari JTI

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.