• Publicado em

    Vingadores 4 | Por que Homem de Ferro deve morrer no filmeVingadores 4 | Por que Homem de Ferro deve morrer no filme

    O artigo a seguir possui spoilers de Vingadores: Guerra Infinita!

    O que acontecerá em Vingadores 4 é um mistério para todos os fãs da Marvel, mas é bem provável que o filme seja o fim da linha para Tony Stark.

    A teoria é aceita por muitos, ainda mais pelas evidências que mostram que a saída do herói do universo cinematográfico do estúdio está mais perto de acontecer do que nunca. Não que a Marvel queira se livrar de Robert Downey Jr, seu ator mais bem pago e estabilizado. Assim como não é o mesmo caso de Chris Evans e o seu desejo de procurar outros papéis e ideias criativas. Como o próprio Downey Jr disse, interpretar o Homem de Ferro por tanto tempo pode se tornar uma coisa desastrosa e ele prefere sair por cima antes que isso aconteça.

    Quando a Marvel disse no marketing de Vingadores: Guerra Infinita que o filme traria grandes mudanças ao seu universo cinematográfico, e quando preferiu não comentar por que Homem de Ferro não aparecerá em Homem-Aranha: Longe de Casa, deu razões suficientes para imaginarmos que a chegada de Thanos a Terra significaria a morte de Tony Stark – o que não foi o caso. Pelo contrário, o personagem foi um dos poucos que sobreviveu ao estalar de dedos de Thanos. Mas isso não deve ser motivo para os fãs de Stark comemorarem. Sua morte pode ser o grande acontecimento da segunda parte da história, em Vingadores 4.

    Todos os sinais apontam para a saída de Robert Downey Jr

    Por razões óbvias, é difícil imaginar que o final de Guerra Infinita será mantido, apesar de o time original dos Vingadores ter sobrevivido. Ver personagens populares da Marvel virando poeira não só impacta pela história, mas por fugir do encerramento esperado. A expectativa era de que os antigos super-heróis dariam espaço para que os novos virassem protagonistas.

    Talvez esse ainda seja o plano, mesmo que o final da primeira parte não indique isso. Há algumas evidências que sugerem que pelo menos para Robert Downey Jr a história na Marvel está acabando. As palavras finais de Doutor Estranho e a afirmação do ator de que estaria pronto para “uma última aventura do Homem de Ferro” deixam claro isso. Ou seja, está na hora de se preparar emocionalmente para ver Tony Stark morrer em Vingadores 4e aceitar que esse é o melhor que pode acontecer para o personagem.

    A história de Tony Stark está pronta para um fim

    De certa forma, foi ele quem iniciou todo o universo cinematográfico que vemos hoje. Claro que os heróis possuem suas histórias separadas, mas foi em Homem de Ferro (2008) que a Marvel deu o o primeiro passo de seu ambicioso projeto para o cinema. Desde que foi apresentado pela primeira vez, a evolução de Stark é algo a ser lembrado.

    Conhecemos ele enquanto está em processo de transição da adolescência irresponsável para a vida adulta, escolhendo qual seria a sua missão no mundo. Na sequência, em Homem de Ferro 2, Tony Stark vive uma crise de meia idade, lutando para aceitar que é mortal, olhando além daqueles que o amavam e percebendo que tem um papel ainda maior – os Vingadores fizeram com que ele ficasse obcecado em evitar qualquer chance de colocar sua vida em risco.

    A introdução de Homem-Aranha (Tom Holland) o colocou em um outro estágio na vida, fazendo com que despertasse dentro de si um sentimento de paternidade, sempre tentando evitar que o garoto corresse qualquer perigo durante as missões. Aliás, se dependesse de Stark, Peter Parker nunca mais teria saído de casa depois de Capitão América: Guerra Civil. O ponto mais tocante da relação é o final de Guerra Infinita. A forma como ele treinou o garoto indica que ele tem esperanças de que o Homem-Aranha consiga proteger o mundo quando ele não puder mais.

    Doutor Estranho já pode ter indicado morte de Stark

    Talvez ainda tenha uma forma do Homem de Ferro continuar vivo. Enquanto está observando o futuro no planeta de Thanos, Doutor Estranho revela que das milhares possibilidades que viu, apenas um caminho não levará a derrota completa. Ao entregar a Joia do Tempo para que o titã poupasse a vida de Stark – contradizendo o que disse sobre deixar qualquer um morrer se isso evitasse que Thanos obtivesse a joia – Doutor Estranho, enquanto está se transformando em poeria, diz para Tony que ele é a pessoa mais importante para que a história continue.

    Homem de Ferro precisa morrer para o mundo viver

    Dito isso, podemos tirar uma teoria de todas essas informações. Tony Starkpode desfazer o que aconteceu e derrotar Thanos. Foi isso que Doutor Estranho viu e por isso parou de olhar o futuro entregou a pedra. Stark pode impedir o titã, mas isso custará a sua vida.

    No final de Vingadores: Guerra Infinita, ficou claro que Homem de Ferro daria a vida para salvar Peter Parker, ação impulsionada pelo sentimento paternal que tem pelo garoto. História que ficaria bem interessante: Thanos, que sacrificou a “criança” que amava para concluir sua missão, é derrotado pelo herói que se sacrificou pelos amigos, planeta e pela “criança” que amava.

    Fonte/Observatório Cinema

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.